quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Decomposição do lixo na natureza

Estamos vivemos em um planeta onde a natureza é profundamente agredida, todos os dias. Toneladas de matérias-prima, provenientes dos mais diferentes lugares, são industrializadas e consumidas gerando rejeitos e resíduos, que são comumente chamados de lixo. No dicionário, a palavra lixo é definida como sujeira, imundice, coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.

Com o crescimento acelerado das metrópoles, as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nos centros urbanos é simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas periferias das cidades, ou são até mesmo descartados em qualquer lugar, onde vão entrar em estado de decomposição e gerar uma série de malefícios ao meio ambiente.

Segundo o professor de Bioquímica, Marcelo Trindade, a decomposição é um estágio em que a matéria se desintegra gradualmente, e isso faz com que ela perca a sua funcionalidade. Tanto a matéria orgânica como também a bruta estão vulneráveis a decomposição. “O período para o material se decompor varia muito e vai depender das condições do ambiente e também da sua composição”, afirma Marcelo.

Alguns materiais levam muito tempo para desaparecerem do meio ambiente, trazendo sérios problemas para o solo e até para a nossa saúde. Por isso, é muito importante repensarmos o constante hábito de poluir as ruas, pois até mesmo aquele papelzinho de bom-bom que achamos insignificante e jogamos na rua pode significar anos e anos de poluição.

Conheça o tempo de decomposição de alguns resíduos sólidos:



Um comentário:

  1. Agora dá pra ter uma ideiazinha do quanto mal fazemos pra natureza quando achamos que nada vai acontecer e jogamos nem que seja um papelzinho de bala no chão.
    Que tal ajudarmos a nós mesmos e garantirmos o nosso futuro melhor! Tenhamos todos consciência do que fazemos e mudando alguns de nossos atos podemos mudar o mundo.

    ResponderExcluir