terça-feira, 6 de setembro de 2011

Evitando a perda da biodiversidade

Felizmente, não estamos sozinhos em nosso Planeta, pois o dividimos com mais de um milhão de outras espécies. A existência de uma diversidade tão grande de espécies fez com que, ao longo da existência de nosso Planeta, relações de interdependência fossem formadas. Dessa forma, quando uma espécie é extinta na natureza, junto com ela outras muitas podem deixar de existir, pelo fato de estarem diretamente relacionadas e dependerem umas das outras.

É muito importante que tenhamos sempre em mente e de forma bem esclarecida que somos apenas mais uma espécie no Planeta, e que devemos respeitar todas as espécies pelo seu valor de existência, e não porque possuem um valor de uso. Todas as espécies desempenham um papel ecológico no ambiente; para que tenhamos um ambiente ecologicamente equilibrado todas devem continuar existindo.

Citamos alguns passos que podemos seguir, contribuindo para a manutenção da vida em nosso planeta:

Passo 1: Assim como nós precisamos e apreciamos viajar em estradas que cortam áreas naturais, os animais também precisam atravessar as estradas de um lado para o outro. Reduza a velocidade de seu veículo quando transitar por áreas naturais, como parques e reservas ecológicas. Diferentemente de rodovias situadas na Europa e América do Norte, nossas rodovias não estão adaptadas para os nossos animais.

Passo 2: Jamais compre alguma roupa feita com pele de animal, tanto de animal criado em cativeiro quanto de animais silvestres. Dessa forma, deixaremos de incentivar a venda de tais produtos, contribuindo para a preservação destas espécies.

Passo 3: Jamais consuma produtos de origem natural que não apresentem um selo de reconhecimento ambiental como o palmito, por exemplo. A extração ilegal desta espécie na Mata Atlântica quase promoveu sua extinção.

Passo 4: O Brasil possui uma legislação ambiental reconhecida internacionalmente como uma das mais bem elaboradas. Por isso, é muito importante que nossas atividades relacionadas com o ambiente sempre respeitem o estabelecido pela legislação.

Passo 5: Vidros devem sempre conter faixas indicativas para evitar a colisão de aves.

Passo 6: Ao plantar uma árvore, opte sempre por espécies nativas, estas proporcionam maior quantidade de espécies nativas.

Passo 7: Não compre jamais um animal de estimação sem conhecer realmente sua procedência. Consultando o IBAMA (0800-61-8080) é possível saber se o criadouro é cadastrado junto ao órgão fiscalizador.

Passo 8: Um dos passos mais importantes: não se omita quando você souber que a legislação ambiental está sendo desrespeitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário