sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rio+20

O Brasil vai sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em 2012. Batizado de Rio+20, em referência à Eco-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992, o evento será realizado novamente na capital carioca e irá avaliar e renovar os compromissos com o desenvolvimento sustentável assumidos pelos líderes mundiais na Eco-92. A Rio+20 também discutirá a contribuição da economia verde para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza.

Outro tema na pauta da conferência será o debate sobre a estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. O modelo de consenso (que só permite decisões com a aprovação de todos os países) foi colocado em xeque na COP-15, em Copenhague. De acordo com analistas, a Rio+20 também será uma oportunidade de troca de experiências sobre iniciativas de energia limpa entre vários países.

O subsecretário-geral do Departamento Econômico e Social da ONU, Sha Zukang, destacou que a Rio+20 será o evento mais importante da próxima década. Segundo ele, a conferência vai ser uma resposta às crises energética, alimentar e financeira e à recessão global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário