sexta-feira, 23 de setembro de 2011

COP

As Conferências das Partes das Nações Unidas (COP), também classificadas como convenções e cúpulas da ONU, são grandes reuniões em nível mundial com abordagem voltada para uma série de temas referentes ao desenvolvimento do planeta, como meio ambiente, educação e economia.

Em 2009, Copenhague, na Dinamarca, foi palco da 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15). Cercado de expectativas diante das discussões sobre mudanças climáticas, o encontro não resultou em nenhum acordo legalmente vinculante entre os países presentes.

As nações ricas, porém, se comprometeram em criar um fundo para que os países em desenvolvimento possam se adaptar e combater as mudanças climáticas. No ano seguinte, em Cancún, no México, a COP-16 terminou com o anúncio da criação do “Acordo de Cancún”, com aprovação do Fundo Verde e a extensão do Protocolo de Kyoto para além de 2012.

Os olhos do planeta se voltam agora para a COP-17, que será realizada em 2012, na África do Sul. Essa etapa de negociações é importantíssima por ter como objetivo principal alcançar um acordo que garanta que a temperatura do planeta não suba mais do que 2ºC, quantidade considerada limite para danos irreversíveis no aquecimento global, e que substitua o Protocolo de Kyoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário